A ultrassonografia obstétrica é composta por ultrassom fetal, antes do nascimento.
É considerado um dos exames mais importante da gestação, porque permite observar possíveis malformações, além de acompanhar periodicamente o desenvolvimento fetal.
É recomendado que a ultrassonografia obstétrica seja realizada a partir da 7ª semana de gestação, em suas diferentes modalidades, como ultrassom transvaginal ou morfológico.
O exame é realizado com a gestante deitada em uma maca, aplicando-se gel no abdome permitindo deslizar o transdutor do ultrassom com maior agilidade.
O médico desliza o equipamento no abdome da gestante, captando imagens em diferentes ângulos. A duração do exame varia quanto a pontos de interesse a investigar.
No caso do ultrassom transvaginal, o exame é feito através da vagina, introduzindo uma sonda com preservativo que fornece visão mais detalhada do feto. O exame é feito geralmente no início da gestação, quando o feto ainda tem um tamanho reduzido sendo difícil captar imagens via ultrassom.
A ultrassonografia obstétrica é feita por inúmeras razões. Permite detectar a gravidez de mais de um feto e avalia a idade gestacional. Também examina estruturas e órgãos do feto, além de detectar o batimento cardíaco fetal. Avalia também a placenta e problemas cromossômicos. Com isso, é possível agir precocemente no tratamento fetal, prevenindo diversas doenças.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
© 2020 – Exame Medicina Diagnóstica
Clique em uma das nossas unidades abaixo para agendar um exame ou tirar dúvidas.
Exame Medicina Diagnóstica